quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Acopiara: Alunos de 5 a 8 anos da Escola municipal Serafim de Sousa Lima fazem teste de acuidade visual

Alunos de 5 a 8 anos de idade da Escola municipal de Ensino Fundamental Serafim de Sousa Lima, no bairro Aroeira, em Acopiara, fizeram na manhã da última quarta-feira, 22 de novembro, o teste de acuidade visual. A ação foi planejada e executada pela equipe do Programa Saúde da Escola (PSE) pertencente à Secretaria municipal de Saúde, em parceria com o PSF da referida localidade. O objetivo dessa ação foi de identificar e diagnosticar com antecedência os alunos que tem o problema de dificuldade visual em ler as letras e encaminhá-los para a médica local da unidade, para depois serem encaminhados para a Policlínica, em Iguatu, onde a Prefeitura municipal tem parceria, para fazer todo o tratamento oftalmológico.

A acuidade visual (AV) trata-se de quando o olho reconhece dois pontos muito próximos uns dos outros, tornando a visão incômoda e a pessoa sente dificuldade em enxergar formas e contornos dos objetos. A distância entre foto-receptores na retina e da precisão da refração é o que causa a acuidade visual. Para medir a acuidade visual é preciso avaliar a relação entre o tamanho do menor objeto visualizado e a distância entre o individuo e objeto, dados que valerão para analisar a gravidade da patologia. A acuidade visual pode ser tratada com o uso de lentes corretivas, como lentes de contato, implantes de lentes intra-oculares e óculos de grau, quando for de nível baixo. Estes indivíduos podem não ter sua vida útil prejudicada pelo problema de visão.

De acordo com a enfermeira do PSF da Aroeira que participou da ação Gleisoneyde, ela juntamente com a enfermeira Bruna do PSE, ao perceberam que a demanda de crianças ao procurarem o PSF com problemas visuais era muito grande, encontraram uma maneira de realizar ações dentro da Escola, para facilitar o diagnóstico precoce das crianças.

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Saúde vem realizando diversas ações que buscam uma saúde melhor para a população acopiarense. As mesmas têm o apoio total do Prefeito municipal Antônio Almeida Neto e da secretária de Saúde Luciane Tavares.

 

 


Fonte Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara