terça-feira, 17 de outubro de 2017

Pular café da manhã pode até levar a derrames e infartos

Café de manhã: ingerir ao menos de 20% das calorias do dia na primeira refeição evita acúmulo de gordura em artérias

São Paulo – Quer manter a saúde em dia? Então não deixe de tomar café da manhã. Uma pesquisa realizada na Espanha encontrou que não tomar café da manhã aumenta o risco de acúmulo de gordura nas artérias, a aterosclerose. As informações foram veiculadas pelo El País.
O estudo foi realizado por cientistas do Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares Carlos III (CNIC). em parceria com o Banco Santander.

Participantes, todos funcionários do banco entre 40 e 54 anos de idade, responderam a um questionário sobre seus hábitos de alimentação. Depois, foram analisados por ultrassom em busca de acúmulo de gordura na parte interna das artérias.

Os pesquisadores encontraram uma possível relação entre comer ou não no café da manhã e aterosclerose, que pode levar a derrame cerebral ou infarto cardíaco.

Um café da manhã “de verdade” deve termais de 20% das calorias diárias. Entre os entrevistados que tomam um café da manhã dentro dessas características, 57% mostraram algum tipo de aterosclerose.

Entre os entrevistados que não comiam nada ou que consumiam menos de 5% das calorias diárias, a incidência sobe para 75%.

“Se uma pessoa não toma o café da manhã, o relógio entra em um caos”, diz Valentín Fuster, principal autor do levantamento ao El País.

É importante lembrar que a descoberta do relógio biológico rendeu o Nobel da Medicina deste ano a três cientistas.