sábado, 19 de agosto de 2017

Sejus/CE encerra inscrição para agente penitenciário

agentes
Vão até esta quarta-feira (23),as inscrições do concurso Sejus/CE (Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará).

A seleção visa o preenchimento de 1.000 vagas para o cargo de agente penitenciário, sendo 850 destinadas a candidatos do sexo masculino e 150 reservadas para o sexo feminino.

Haverá, ainda, formação de cadastro reserva para suprir desistências, exclusões ou cobertura de vagas que venham a surgir por vacância ou vierem a ser criadas no período de validade do concurso (de dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação, prorrogável uma única vez por igual período). A infoormação é do Diário do Nordeste. 

Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir diploma de conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante de nível médio, em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O salário inicial é de R$ 3.747,29, já inclusas gratificações. A carga horária é de 40 horas semanais.

O posto de agente penitenciário tem como atribuições a vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais estaduais, conforme disposto na lei nº 14.582, de 21 de dezembro de 2009, com as modificações da lei nº 14.966, de 13 de julho de 2011.

A distribuição de vagas foi realizada em oito microrregiões, sendo a Região Metropolitana de Fortaleza detentora do maior número: 556. Para o Cariri e Centro Sul há 88 vagas.

O Litoral Oeste conta com 85 vagas, Sobral e Ibiapaba 84 vagas, Sertão Central com 74 vagas, Litoral Leste e Jaguaribe com 57 vagas, Sertão dos Inhamuns com 50 vagas e, por fim, Baturité com seis vagas. No ato da inscrição, os candidatos devem indicar uma região.

Como se candidatar

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br). A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 23 de agosto. O valor da taxa de participação é de R$ 100.

Para os candidatos que não têm acesso à internet será disponibilizado um posto de inscrição presencial, situado na Rua Barão do Rio Branco, 1071, Ed. Lobrás, sala 923, Centro de Fortaleza. Ele funcionará em dias úteis, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Avaliações

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 12 de língua portuguesa, seis de noções de informática, 10 de noções de direito, 10 de direitos humanos e cidadania, 10 de legislação especial e 12 de conhecimentos específicos.

Com quatro horas de duração, a avaliação será aplicada na cidade de Fortaleza/CE na data prevista de 1° de outubro. As informações sobre os locais e horários do exame serão divulgadas no site do Instituto AOCP, a partir do dia 6 de setembro.

O concurso ainda contará com as seguintes etapas: inspeção de saúde; avaliação de capacidade física; avaliação psicológica; investigação social e funcional; e curso de formação profissional.