terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Dermatologista explica sintomas da doença do piolho do pombo

still1209_00266

Moradores de um condomínio no Bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza, enfrentam a infestação de pombos no local e adotam medidas para evitar que os animais entrem nas casas. A preocupação dos vizinhos, além da sujeira, é com a transmissão de doenças. A médica dermatologista Izayra Queiroz explica os sintomas e o tratamento de uma doença de pele provocada pelos pombos.

A doença é causada pelo piolho do pombo que, em contato com a pele, pode provocar vermelhidão, coceira e pequenos inchaços, semelhantes a picadas de mosquitos. "Piolho do pombo é um ácaro, que habita as aves silvestres, tanto pombo, pardal e outras aves. Ele transmite uma patologia chamada dermatozoonose, que é alergia a picada de inseto. Essas lesões são semelhantes à picada de formiga", afirma a especialista.

"O paciente chega no nosso consultório com lesões às vezes disseminadas pelo corpo, às vezes localizadas, dependendo da quantidade de piolho que essa pessoa foi picada. Essas lesões causam intensa coceira, e elas ficam muito inchadas, vermelhas. Na maioria das vezes as pessoas que nos procuram no consultório chegam preocupadas porque chegam com lesões disseminadas, realmente. Pra identificar, você precisa pesquisar e interrogar o paciente, porque você não imagina que um pombo pode transmitir essa picadura", indica a médica.



Leia a matéria completa AQUI